domingo, 29 de março de 2009

Bernardim Ribeiro

Bernardim Ribeiro, escritor português, cuja vida não se sabe ao certo. No entanto pensa-se ser natural de Vila do Torrão e ter morrido em 1545. A sua biografia é toda baseada nas suas obras as quais apresentam um cariz autobiográfico por parte do autor.
Considera-se ter frequentado a corte, uma vez que foram encontrados registos da sua colaboração no Cancioneiro Geral de 1516 e também porque foram encontradas referencias suas nas obras de Garcia de Resende e Sá de Miranda. Referindo-se a ele como sendo o escritor que introduziu o bucolismo em Portugal.
A sua mais ilustre obra, “Menina e Moça”, terá sido um dos factores que levou ao seu afastamento forçado da corte e provavelmente também de Portugal, uma vez que sendo uma obra que falava de judeus, atingiu muitas colectividades de judeus no estrangeiro.
Tem ainda, na sua colecção doze poesias escritas, as quais estão incluídas no Cancioneiro Geral, sendo elas: “Menina e Moça”, “Ontem pôs-se o sol e a noute” e o romance “ao longo de ua Ribeira”, entre outras composições.

Nenhum comentário: